Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O poder da fé.


A medicina da alma
Os cientistas já admitem que as práticas espirituais fazem bem à saúde.

Não importa o nome do deus ou se há deus. O fato é que a medicina começa a incluir cada vez mais em suas práticas o instrumento da espiritualidade no cuidado com os pacientes. Isso significa usar a favor do doente sua crença em uma religião ou sua busca de aprimoramento espiritual por meio de outros caminhos que não os religiosos. O tema, que sempre incomodou os homens da ciência, também começa a ganhar destaque na literatura científica, em eventos médicos e nas escolas de medicina.

Esse fenômeno é resultado de várias circunstâncias. Uma delas diz respeito à demanda dos próprios pacientes por um tratamento que contemple sua saúde em dimensões mais amplas. Eles querem ter seu lado espiritual respeitado e incluído nas terapias. Um estudo da Universidade de Ohio (EUA) feito no ano passado com 798 pessoas deixa esse anseio patente. Segundo o trabalho, cerca de 85% dos voluntários gostariam de discutir sua fé com o médico e 65% deles esperavam compreensão desse desejo por parte dos doutores.

Outra razão que explica o crescimento da importância do assunto está ancorada na observação clínica dos efeitos positivos da espiritualidade. Já são muitos os médicos que fazem essa constatação no dia a dia. O oncologista Riad Yunes, do Hospital do Câncer de São Paulo, é um deles. "Os pacientes que têm religiosidade parecem suportar mais as dores e o tratamento. Também lidam melhor com a idéia da morte", observa.

Esse tipo de informação já aparece em diversas pesquisas. Muitas estão sendo feitas sob a batuta do médico Harold Koenig, da Universidade de Duke (EUA). Entre seus achados estão resultados interessantes. Pessoas que adotam práticas religiosas ou mantêm alguma espiritualidade apresentam 40% menos chance de sofrer de hipertensão, têm um sistema de defesa mais forte, são menos hospitalizadas, se recuperam mais rápido e tendem a sofrer menos de depressão quando se encontram debilitadas por enfermidades. "Hoje há muitas evidências científicas de que a fé e métodos como a oração e meditação ajudam os indivíduos", afirma Thomas McCormick, do Departamento de História e Ética Médica da Universidade de Washington (EUA).

Estimulados por essa realidade, os cientistas procuram respostas que elucidem de que modo esse sentimento interfere na manutenção ou recuperação da saúde. Há algumas explicações. Uma delas se baseia numa verdade óbvia: a de que quem cultiva a espiritualidade tende a ter uma vida mais saudável. "Os estudos comprovam que a religiosidade proporciona menos comportamentos auto-destrutivos como suicídio, abuso de drogas e álcool, menos stress e mais satisfação. A sensação de pertencer a um grupo social e compartilhar as dificuldades também contribuiria para manter o paciente amparado, com melhor qualidade de vida", explica o psiquiatra Alexander Almeida, do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

Para os cientistas, essa explicação é só o começo. O que se quer saber é o que se passa na intimidade do organismo quando as pessoas oram, lêem textos sagrados e qual o impacto disso na capacidade de se defender das doenças. Embora não existam estudos conclusivos, acredita-se que esse plus esteja relacionado a mudanças produzidas pela fé na bioquímica do cérebro. "Setores do sistema nervoso relacionados à percepção, à imunidade e às emoções são alteráveis por meio das crenças e significados atribuídos aos fatos, entre outros fatores. Assim, um indivíduo religioso tem condições de atribuir significados elevados ao seu sofrimento físico e padecer menos do que um ateu ou agnóstico", explica o psicólogo e clínico João Figueiró, do Centro Multidisciplinar da Dor do Hospital das Clínicas (HC/SP).

Raul Marino Jr - Neurocirurgião
Para aprofundar as investigações, está surgindo até um novo campo de conhecimento, chamado de neuroteologia. Trata-se de uma área de pesquisa dedicada ao estudo da resposta das regiões cerebrais em face da fé e da espiritualidade. Um dos pesquisadores da área é o neurocirurgião Raul Marino Jr., chefe do setor de neurocirurgia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em julho, ele lançará um livro dedicado ao estudo dessas reações (A religião do cérebro, Ed. Gente). "Práticas como a prece, a meditação e a contemplação modificam a produção de substâncias do cérebro que têm atuação em locais como o sistema límbico, envolvido no processamento das emoções", garante o especialista. Marino reuniu estudos feitos com aparelhos de ressonância magnética, PET/Scan (equipamento de imagem de última geração) e dezenas de trabalhos mostrando as modificações no cérebro.

Médiuns – A abrangência dos estudos também está aumentando. Se antes a maioria das pesquisas estudava populações protestantes, católicas e adeptos do judaísmo, agora começam a surgir trabalhos com praticantes de outras religiões. O psiquiatra Almeida, da USP, verificou a saúde mental de 115 médiuns espíritas. Descobriu que a incidência de transtornos como ansiedade e depressão nessa população fica em torno de 8%, um porcentual menor do que a estimativa encontrada na população em geral,
de 15% de incidência.

Todo esse movimento está levando muitas escolas de medicina a abrir espaço para debate. De acordo com um trabalho da Universidade de Yale (EUA) publicado no Jornal da Associação Médica Americana (Jama), em 1994 apenas 17 faculdades americanas ofereciam cursos sobre medicina e espiritualidade. Em 2004, já eram 84 instituições. No Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará inaugurou, também no ano passado, um curso opcional de 20 horas. Cem alunos já cursaram a disciplina. "A mudança está ligada a uma nova abordagem da escola médica, focada na humanização do relacionamento do médico com o paciente", diz a criadora da disciplina, a professora de histologia e embriologia humana Eliane Oliveira.

Aos poucos, essa modificação começa a se desenhar nos hospitais brasileiros. Um dos médicos que fazem questão de estimular a prática da espiritualidade em seus pacientes é Eymard Mourão Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba e com pós-doutorado em espiritualidade e saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Para ele, não restam dúvidas quanto ao poder da fé na recuperação dos doentes. "É preciso despertar a garra em portadores de enfermidades. Isso não se faz com conhecimento técnico, mas mexendo com a emoção profunda da espiritualidade", frisa. Outro que usa a ferramenta da fé é o cirurgião oncológico Paulo Cesar Fructoso, do Rio de Janeiro, integrante da Sociedade Brasileira de Cancerologia. "Mas nenhum tratamento médico deve ser interrompido", ressalta.

Risco – O médico toca em um ponto importantíssimo. Quando a religiosidade toma o lugar da medicina, as coisas se complicam. Quem leva a fé a ferro e fogo e decide depositar tudo nas mãos de Deus corre o sério risco de perder a vida. Um estudo feito pelo médico Riad Yunes com três mil pacientes de câncer de mama no Hospital do Câncer de São Paulo mostra o quanto essa possibilidade é real. Segundo o trabalho, 20% das mulheres preferiram fazer tratamentos espirituais antes de se submeter à cirurgia e tomar os medicamentos indicados pelos médicos. "Quando voltaram ao hospital, três ou quatro meses depois, os tumores tinham dobrado de tamanho", diz Yunes. Como se vê, o equilíbrio entre as necessidades da alma e as do corpo é um dos segredos de uma boa saúde. É o que busca, por exemplo, a atriz Lucélia Santos, 47 anos. "O desenvolvimento espiritual me traz harmonia. A saúde do organismo e do espírito andam juntas", diz.

[Fonte: Revista Isto é]

...O curso de Espiritualidade e Medicina é oferecido na Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, para alunos de Enfermagem e Medicina, como disciplina eletiva, a fim de formar um profissional mais humano e atento ao cuidado com o outro.

Fonte:
gislenegr.blogspot.com.br
http://gislenegr.blogspot.com.br/2011/09/espiritualidade-e-medicina.html


terça-feira, 23 de outubro de 2012

FRASES


“A criança é inocência e esquecimento, um novo princípio, um brinquedo, um moto-contínuo, um primeiro movimento, um sim sagrado à vida”. (Nietzsche)


“ A criança é o principal agente construtor de seu conhecimento do mundo e de sua própria identidade. As circunstâncias do meio em que vive, somadas às condições de seu pensamento em cada uma das etapas pelas quais vai passando, fazem de cada criança um ser inteiramente original.”





“A educação pode ser um feitiço que nos faz esquecer o que somos...”
(Rubem Alves)



“Nada melhor para se sonhar que contemplar uma criança a brincar.” (Rubem Alves)

 “Apenas o artista, o poeta e a criança conhecem o segredo da harmonia da vida.”
(Groddeck)


 
“Nunca consigo aprender coisa alguma dos adultos. Quando quero aprender algo novo tenho de me misturar com as crianças”.(Buber)

 

“Se não deixarmos de ser adultos, para voltarmos a ser crianças, não poderemos ver o Reino de Deus.”
(Jesus Cristo)

Alcançou o sucesso aquele que viveu bem, riu com freqüência e amou muito.

As mais lindas frases de amor são ditas no silêncio de um sorriso.

SE EU MUDASSE




SE eu mudasse minha maneira de pensar, frente aos Outros,me sentiria mais sereno.
SE eu mudasse minha maneira de agir diante dos Demais,os faria felizes.
Se eu me aceitasse tal como sou, questionando meus Defeitos,
melhoraria meu lugar, meu ambiente.
SE eu desejasse sempre o bem-estar dos outros,eu seria feliz.
SE eu encontrasse o positivo em todos,a vida seria Digna de ser vivida.
SE eu amasse o mundo, o mundo mudaria.
SE eu me desse conta de que ao lastimar, o primeiro Lastimado sou eu......
SE eu criticasse menos e amasse mais...
SE eu mudasse,

Mudaria o mundo.

“SÊ O MELHOR QUE PUDERES”



Procura ser tu sempre, cada instante.
Porque não só é belo o que nos parece brilhante.
Porque é necessário que conhecei “vosso eu”,
Pois é sendo tu mesmo, que o mundo será mais teu.




Procure aperfeiçoar tuas virtudes, teus dons,
E fazer de todos eles auxiliares muito bons.
Não deixeis que a inveja e a ambição destruam
as meigas esperanças que as mentes constroem.






Sê o que és, em perfeita e pura simplicidade,
E assim terá nas mãos a própria felicidade.
Se não puderes ser rio, imenso, caudaloso,
contenta-te em ser riacho poético, harmonioso
pois sempre haverá alguém que de ti vai precisar,
e ali estarás tranqüilo, pronto para auxiliar.



Se não puderes ser sol pela tua inteligência,
Sê outro astro menor, mas de constante eficiência.
Se não puderes ser grande, como uma grande montanha, que se eleva sob o céu numa súplica estranha, contenta-te em ser um monte, pequeno, verdejante à sombra que descansa o humilde viandante.



No entanto; é necessário que ao seres Tu, em cada momento,
procure ser Perfeito em atos e em pensamentos,
pois só sendo tu mesmo e o melhor que puderes,
encontrarás paz e alegria naquilo que fizeres,
darás ao teu semelhante o melhor de tua personalidade.

E tua alma construirá para toda a eternidade!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pedido ao Pai

Psicografado em setembro de 2012
Casa do Caminho do Irmão Sambico
Barbacena-MG



Pai de infinita luz; Que o teu amor rebrilhe,
Em meu coração e pensamento,
Para que a paz e a serenidade,
seja constante em meu viver.
Trabalhe senhor
Através de sua infinita piedade,
O amor, o perdão e a caridade
Em meu coração, sentimento e pensamento
Porque só assim serei digno de tua palavra.

Que eu seja a luz do amor fraterno,
Para meu próximo, teu irmão e
que eu seja a caridade, a benevolência,
e o perdão pregado no teu Evangelho.

Que eu consiga senhor,
fazer minha reforma íntima
olhando para dentro do meu ser,
buscando sempre encontrar nos meus erros
a evolução, o crescimento e o amparo.

Que eu consiga senhor,
fazer minha reforma íntima e
ao olhar para dentro do meu ser,
buscar sempre em meus erros
minha evolução, crescimento e amparo.


Mediun – L A P de um Espirito Amigo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O TESTAMENTO DE UM MENDIGO

Agora, no fim da vida
Como mendigo que sou,
Me sinto preocupado,
Intrigado e num momento
Me pergunto, embaraçado,
Se faço ou não testamento..
Não tendo, como não tenho
E nunca tive ninguém,
Pra quem é que eu vou deixar tudo o que eu tenho: os meus bens?
Pra quem é que vou deixar,
Se fizer um testamento,
Minhas calças remendadas,
O meu céu, minhas estrelas,
Que não me canso de vê-las
Quando ao relento deitado
Deixo o olhar perdido,
Distante, no firmamento?
Se eu fizer um testamento
Pra quem é que vou deixar
Minha camisa rasgada,
As águas dos rios, dos lagos,
Águas correntes, paradas,
Onde às vezes tomo banho?
Pra quem é que vou deixar,
Se fizer um testamento,
Vaga-lumes que em rebanhos
Cercam meu corpo de noite,
Quando o verão é chegado?
Se eu fizer um testamento
Pra quem vou deixar,
Mendigo assim como sou,
Todo o ouro que me dá
O sol que vejo nascer
Quando acordo na alvorada?
O sol que seca meu corpo
Que o orvalho da madrugada
Com sua carícia molhou?
Pra quem é que vou deixar,
Se fizer um testamento,
Os meus bandos de pardais,
Que ao entardecer, nas árvores,
Brincando de esconde-esconde procuram se divertir?
Pra quem é que eu vou deixar estas folhas de jornais
Que uso para me cobrir?
Se eu fizer um testamento pra quem é que eu vou deixar
Meu chapéu todo amassado,
Onde escuto o tilintar das moedas que me dão,
Os que têm a alma boa, os que têm bom coração?
E antes que a vida me largue,
Pra quem é que eu vou deixar
O grande estoque que tenho das palavras "Deus lhe pague"?
Pra quem é que eu vou deixar,
Se fizer um testamento,
Todas as folhas de outono
Que trazidas pelo vento
Vêm meus pés atapetar?
Se eu fizer um testamento pra quem é que vou deixar
Minhas sandálias furadas,
Que pisaram mil caminhos,
Cheias dos pós das estradas,
Estradas por onde andei
Em andanças vagabundas?
Pra quem é que eu vou deixar
Minhas saudades profundas
Dos sonhos que não sonhei?
Pra quem eu vou deixar, se fizer um testamento,
Os bancos dos meus jardins,
Onde durmo e onde acordo
Entre rosas e jasmins?
Pra quem é que vou deixar,
Todos os raios de luar
Que beijam minhas mãos
Quando num canto de rua
Eu as ergo em oração?
Se eu fizer um testamento pra quem é que vou deixar
Meu cajado, meu farnel e a marca deste beijo
Que uma criança deixou em meu rosto,
Perguntando se eu era Papai Noel?
Pra quem é que eu vou deixar se fizer um testamento,
Este pedaço de trapo
Que no lixo eu encontrei que transformei em lenço
Para enxugar minhas lágrimas quando fingi que chorei?
Se eu fizer um testamento...
Testamento não farei!
Sem nenhum papel passado,
Que papéis eu não ligo,
Agora estou resolvido:
O que tenho deixarei,
Na situação em que estou,
Pra qualquer outro mendigo,
Rogando a Deus que o faça,
Depois que eu tiver morrido,
Ser tão feliz quanto eu sou.
Urbano Reis (Transcrito da revista “Universo Espírita” n. 04, p. 15, Ed. hmp. Teria sido feito por um mendigo. Ele não tinha nada material para transmitir a alguém, mas sentiu-se feliz em deixar muitas coisas que o dinheiro não compra.)

“O maior brasileiro de todos os tempos”.

Com 71,4% dos votos, Chico Xavier foi eleito 
“O maior brasileiro de todos os tempos”.
        O programa do SBT começou em 11 de julho a eleição, baseado no programa 100 Greatest Britons da emissora BBC, foram produzidas doze edições. Francisco de Paula Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo e morreu em 2002 na cidade mineira de Uberaba. Ele foi um médium e um dos mais importantes divulgadores do espiritismo no Brasil. O seu nome de batismo Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.         
          Chico Xavier sempre foi considerado um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de seus seguidores. Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, juntamente com os elogios e as críticas. Durante toda a sua vida, ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra, mas sua fé sempre o fortalecia e as orientações de se mentor o mantinha sempre tranqüilo e sereno. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas, através dos livros e mensagens psicografadas em reuniões abertas ao público em sua casa e Uberaba.
         Muitos são os relatos de vidas transformadas através das suas palavras. Segundo a emissora, o objetivo do programa foi “eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade.” Missão a qual Chico cumpriu através de suas obras sociais mantidas com a doação da renda dos livros psicografados ao longo de sua encarnação. Foram mais de 400 obras psicografadas e publicadas em diversos idiomas, com uma vendagem superior a 50 milhões de exemplares. A grande final da votação aconteceu na noite de quarta, 3 de outubro de 2012. 
        No início da competição 100 nomes foram indicados. As eliminatórias foram acontecendo e restaram três concorrentes: Santos Dumont, Chico Xavier e Princesa Isabel. Depois de vencer os favoritos, Chico Xavier saiu como o grande vencedor dos indicados cujos votos do público foram computados pela internet e via SMS. 
        No palco, na noite de 03/out/2012, Chico Xavier, foi representado por Saulo Gomes, autor do livro “As Mães de Chico Xavier”, que recentemente virou um filme estrelado por Nelson Xavier e Vanessa Gerbelli com Tainá Muller e Via Negromonte. Conta ainda com as participações de Herson Capri, Caio Blat, e a novata Christiane Góis dentre outros. Foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pdro Leopoldo (Minas Gerais), terra natal de Chico Xavier. 
        Nas redes sociais, muitos comemoraram a eleição de Chico Xavier, mas houve quem criticasse tanto no Facebook quanto no Twiter. 
        
Algumas curiosidades sobre o vencedor 
- Sempre usava óculos escuros porque sofria de um tipo de catarata que não tinha cura.
- Aos 4 anos, Chico Xavier dizia que via espíritos. O pai pensou que o menino estava com o “demônio no corpo”. 
- O primeiro livro de Chico Xavier tinha 259 poesias ditadas por 56 poetas mortos, entre eles Olavo Bilac e Castro Alves. 
- Durante sua vida, Chico Xavier nunca ganhou dinheiro como médium. Trabalhou como operário e foi até datilógrafo. 
- Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, já teria vivido como um senador romano, um escravo e até mesmo um padre. 
- A estréia do filme Chico Xavier ocorreu no mesmo dia em que o médium completaria 100 anos se estivesse vivo. 
- Mesmo com problemas de saúde, como hérnia de disco e angina, Chico Xavier cumpriu sua missão espírita por toda a vida. 
- Viajou para os Estados Unidos, em 1965, com intuito de divulgar o espiritismo no exterior. 
- Tinha uma única vaidade: usava peruca para esconder sua calvície. 
- Chico Xavier psicografou cerca de 10 mil cartas de desencarnados durante toda sua vida. 

Algumas obras de Chico Xavier 
- Parnaso de Além-Túmulo - Espíritos Diversos 1932 
- Cartas de Uma Morta - Maria João de Deus 1936 
- Palavras do Infinito - Espíritos Diversos 1936
- Emmanuel - Emmanuel 1938 
- Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho - Humberto de Campos 1938 
- A Caminho da Luz - Emmanuel 1940 
- Há Dois Mil Anos - Emmanuel 1940 -
 50 Anos Depois - Emmanuel 1941 
- Cartas do Evangelho - Emmanuel 1941 
- O Consolador - Emmanuel 1941 
- Paulo e Estevão - Emmanuel 1942 
- Nosso Lar - André Luiz 1944 
- Os Mensageiros - André Luiz 1945 
- Os Missionários da Luz - André Luiz 1945 
- Obreiros da Vida Eterna - André Luiz 1947 
- Agenda Cristã - André Luiz 1948 
- Voltei - Irmão Jacob 1948 
- Alvorada Cristã - Neio Lúcio 1949 
- Caminho, Verdade e Vida - Emmanuel 1949 
- Libertação - André Luiz 1950
- Jesus no Lar - Neio Lúcio 1950 
- Pérolas do Além - Emmanuel 1952 
- Pai Nosso - Meimei 1952 
- Gotas de Luz - Casimiro Cunha 1953 
- Entre a Terra e o Céu - André Luiz 1954 
- Palavras de Emmanuel - Emmanuel 1955 
- Nos Domínios da Mediunidade - André Luiz 1956 
- Instruções Psicofônicas - Espíritos Diversos 1956 
- Ação e Reação - André Luiz 1957 
- Vozes do Grande Além - Espíritos Diversos 1958 
- Evolução em Dois Mundos - André Luiz 1960 
- Mecanismos da Mediunidade - André Luiz 1960 
- Evangelho em Casa - Meimei 1960 
- Religião dos Espíritos - Emmanuel 1960 
- Sexo e Destino - André Luiz 1964 
- Desobsessão - André Luiz 1964 
- E a Vida Continua... - André Luiz 1968 
- Luz no Lar - Espíritos Diversos 1969 
- Vida e Sexo - Emmanuel 1970 
- Bezerra, Chico e Você - Bezerra de Menezes 1974 
- Falou e Disse - Augusto Cezar Netto 1978 
- Notícias do Além - Espíritos Diversos 1980 
- Vida no Além - Espíritos Diversos 1981 
- Feliz Regresso - Espíritos Diversos 1981 
- Caminhos - Emmanuel 1981 
- Viajores da Luz - Espíritos Diversos 1981 
- Seara de Fé - Espíritos Diversos 1982 
- Nascer e Renascer - Emmanuel 1982 
- Ninguém - Morre - Espíritos Diversos 1983 
- ...E o Amor Continua - Espíritos Diversos 1983 
- Entender Conversando - Emmanuel 1984 
- Tempo e Amor - Espíritos Diversos 1984 
- Sorrir e Pensar - Espíritos Diversos 1984 
- Confia e Segue - Emmanuel 1984 
- Educandário de Luz - Espíritos Diversos 1985 -
 Mediunidade e Sintonia - Emmanuel 1986 
- Esperança e Alegria - Espíritos Diversos 1987 
- Lar-Oficina, Esperança e Trabalho - Espíritos Diversos 1988 
- Cura - Espíritos Diversos 1988 
- Escola no Além - Cláudia P. Galasse 1989 
- Fé, Paz e Amor - Emmanuel 1989 
- Perante Jesus - Emmanuel 1990 
- A Semente de Mostarda - Emmanuel 1990 
- Ante o Futuro - Espíritos Diversos 1990 
- Ação, Vida e Luz - Espíritos Diversos 1991 
- Chico Xavier - Mandato de Amor - L Geraldo L. Neto / Diversos 1993 -
- Mentores e Seareiros - Espíritos Diversos 1993 
- Revelação - Jair Presente 1993 
- Abençoa Sempre - Espíritos Diversos 1994 
- Pássaros Humanos - Espíritos Diversos 1994 
- Viveremos Sempre - Espíritos Diversos 1994 
- Dádivas Espirituais - Espíritos Diversos 1994 
- União em Jesus - Espíritos Diversos 1994 
- Renascimento Espiritual - Espíritos Diversos 1995 
- Antologia da Caridade - Espíritos Diversos 1995 
- Notas do Mais Além - Espíritos Diversos 1995 
- Palavras de Chico Xavier - Emmanuel 1995 
- Anotações da Mediunidade - Emmanuel 1995 
- Paz e Libertação - Espíritos Diversos 1996 
- Novos Horizontes - Espíritos Diversos 1996 
- Oferta de Amigo - Cornélio Pires 1996

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Oração da Serenidade

"Concedei-me, Senhor,
A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar as que posso; Sabedoria para distinguir a diferença.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento de cada vez;
Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz;
Aceitando, como Jesus, o mundo tal como é, e não como gostaria que fosse; Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à Sua vontade;
Para que eu possa ser feliz nesta vida e na próxima.
Amém."

Autor: Reinhold Niebuhr
Teu Livro

A existência na Terra é um livro que estás escrevendo...
Cada dia é uma página...
Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam.
Não menos prezes o ensejo de criar epopéia de amor em torno do teu nome.
As boas obras são frases de luz que endereças à humanidade inteira.
Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os semelhantes, em cada manifestação dos teus pontos de vista e em cada demonstração de tua alma, grafas com tinta perene, a história de tua passagem.
Nas impressões que produzes, ergue-se o livro dos teus testemunhos.
A morte é a grande colecionadora que recolherá as folhas esparsas de tua biografia, gravada por ti mesmo, nas vidas que te rodeiam.
Não desprezes, assim, a companhia da indulgência, através da senda que o Senhor te deu a trilhar.
Faze uma área de amor ao redor do próprio coração, porque só o amor é suficientemente forte e sábio para orientar-te a escritura individual, convertendo em compendio de auxílio e esperança para quantos te seguem os passos, VIVE, pois com Jesus, na intimidade do coração, não te afastes d’Ele em tuas ações de cada dia e o livro de tua vida converter-se-á num poema de felicidade e num tesouro de bênçãos.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Mãos Unidas.

Barbacena

Barbacena é uma cidade maravilhosa e a cada dia fica mais bonita.

No outono barbacenense a beleza da árvore despida de folhas resalta a cidade das rosas. A natureza como nossa fornecedora de energias revitalizadoras é sempre fonte de inspiração para a maioria dos fotógrafos.
Foto:Carol Moller/2010.

Folhas secas (Elis Regina)
Quando piso em folhas secas
Caídas de uma mangueira
Penso na minha escola
E nos poetas da minha Estação primeira
Subi o morro cantando
Sempre o Sol me queimando
E assim vou me acabando
Quando o tempo avisar
Que eu não posso mais cantar
Sei que vou sentir saudade
Ao lado do meu violão e da minha mocidade
Foto Carol Moller/2010.

Sim, são elas que vem surgindo
são elas que vem sorrindo
quão radiantes as azaléias
com o batom adocicado
dos seus beijos rosa pink

Seduzindo os ipês dourados
arrebatando enamorados
pincelando os descorados
Poesia Davi Cartes Alves
Foto Carol Moller/2010.

"Da sacada de minha casa assisto a morte silenciosa de um domingo ensolarado. Que belo lugar para escrever , eu nunca havia notado, estranho isso, vivo aqui há tantos anos e tem lugares na minha casa que ainda esconhecia." Dúvidas de Minha Alma - Poetisa Iara - Foto Carol Moller/2010
Pessoas inteligentes falam sobre idéias !
Pessoas comuns falam sobre coisas !
Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas !