Cada vez mais tentamos fazer maior número de atividades
ao longo do dia, só que muitas delas não são boas nem para saúde nem para a
alma seguem sugestões de Michelle Cook para alimentar a nossa alma e vivermos
mais felizes:
- Prepare um chá, sente-se com um livro ou com uma revista e simplesmente faça uma pausa.
- Sorria. Mesmo que não queira. Sorrir faz com que o nosso cérebro acredite que estamos felizes.
- Telefone a um amigo com quem não fala há muito tempo (alguém com atitude positiva que faça com que se sinta bem).
- Faça uma coisa simpática por alguém. Por vezes, fazer uma boa ação pode trazer tanta alegria a quem dá como a quem recebe. Pode doar alguma coisa para a caridade, dar roupa que não está usando, doar cobertores para um abrigo animal, pagar um café a um estranho, doar livros para a sua biblioteca local e muito mais.
- Cuide de um jardim mesmo que não tenha um. Encontre uma maneira de se juntar a ou de iniciar um jardim comunitário. Mesmo que tenha apenas uma varanda, pode criar flores em vasos.
- Faça uma caminhada. Escolha um caminho diferente do habitual.
- Vá até um parque ou faça um percurso pedestre. Faça um piquenique ou goze uma pausa num banco de jardim.
- Dê um abraço a alguém de quem goste e diga-lhe quão importante ela é para si.
- Cante… apenas pelo prazer. Mesmo que pense que não sabe cantar, faça-o na mesma. Libertar a voz é uma boa maneira de curar a alma.
- Diga “obrigado” às muitas pessoas que o ajudam ao longo do dia, quer se trate de uma empregada de balcão, de alguém que ajude a levar os seus sacos, de um professor ou de uma criança. Mostre sempre a sua gratidão.
- Veja sempre o lado positivo do dia-a-dia. É surpreendente a quantidade de pessoas que parecem procurar coisas para se queixar. Pare de olhar para o lado negativo das coisas.
- Escreva uma carta. Não apenas um e-mail, uma boa carta à antiga para um amigo ou familiar. Receber uma carta de alguém pode alegrar o dia.
- Desligue a televisão e ouça música. Apesar de haver muito bons programas, muitas horas à frente da televisão podem desgastar a alma.
- Melhor ainda, faça uma pausa dos media. Desligue o computador, o celular, o Blackberry, Ipad e os muitos outros aparelhos dos quais muitas vezes dependemos.
- Experimente dedicar-se a uma arte ou a trabalhos manuais: pintura, cerâmica, escultura, tricot, decoração de bolos, ou qualquer outro passatempo que liberte a sua mente do dia-a-dia, ajudando-os a desenvolver a sua criatividade.